Ementa Nº 1 – Sobre hierarquia funcional: o subordinado precisa aprender a falar "não" ao chefe.

Em favor da emancipação do subordinado

Claro, por necessidade organizacional, e para cumprimento das finalidades de qualquer empreendimento público ou privado, ao subordidnado sempre estará afeto o dever da obediência. Mas também o da desobediência consciente

Assim, será dever do subordinado dizer “não” ao chefe toda vez que esse fizer alguma “proposta indecente” ou determinar algo manifestamente ilegal ou imoral , contrário ao código ético da atividade profissional exercida sob pressupostos de competência funcional – preexistente e definida.

Para isso o instituto da ESTABILIDADE do funcionário público existe. O “não” sonoro dito na cara do chefe está garantido em lei.E isso precisa ser ensinado.

Esse estatuto é lei e garante ao funcionário público de qualquer nível dizer “não” ao chefe se ouvir alguma “proposta indecente“. Aliás, ensinar que o próprio funcionário até por dever de ofício é pago exatamente para também para dizer esse “não” quando sentir que precisa. Tem a autoridade da lei. O que precisa,sim, é aprender a dizer esse “não” sonoro e, representar ao superior, já que toda a estrutura de educação é voltada para a submissão, ou não é? Todos somos treinados para escravos, não é?

Ao dizer “não” ao chefe, e depois representar ao superior, pelo mesmo estatuto deve ser reconhecido em prontuário pelo mérito e até, eventualmente promovido, quiçá. Dizer ‘não ao chefe“, inverte o vetor da submissão. Será o chefe quem irá ter de “sair de fininho“, pedir desculpas e se redimir, se quiser continuar disposto a “andar na linha“. Isso muda a cultura. Isso muda povo, muda país!

Advertisements
This entry was posted in Hierarquia. Ética funcional. Cumprimento de dever. Desobediencia legal.. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s