Paisagem social de Inconfidentes. Ano 2008, Século XXI.

Evento traduzido em palavras próprias pelo Sr. Prefeito sob integridade física violentada.

Matéria: original, parte reproduzida – fonte: http://www.inconfidentes.com/beta/
(Comentários acrescidos)

Prefeitura Municipal
NOTA OFICIAL À IMPRENSA E À POPULAÇÃO

Considerando o fato ocorrido na noite do último sábado, dia 22 de março de 2008, eu, Celso Bonamichi, Prefeito Municipal de Inconfidentes, venho a declarar em público o meu repúdio à violência e indignação sobre tal acontecimento. Na sexta-feira, dia 21 de março, (…)”.

Mais do que tudo, os escritos do Sr. Prefeito Municipal traduzem e reproduzem o espelho sociológico do presente cultural (deformado) vivido em Inconfidentes. Vale pelo testemunho. Vale pelo libelo.

Nesse momento resta manifestar solidariedade pessoal ao prefeito (fisica e moralmente) agredido em sua casa por invasores – também dispostos a mais atingir familiares em continuação à brigas de rua e motivações históricas. Sempre em qualquer lugar civilizado ao quanto se pretende viver em Inconfidentes, o fato ocorrido em si será inadmissível em qualquer circunstância.

Ao desejo de que seja breve ao Sr. Prefeito o sofrer dos ferimentos em si, junta-se melhor pensados, outra surpresa. Desta vez porém, coisa estimulante, positiva: a transcendência. Pois à sua maneira o Sr. Prefeito, escreveu. Esse o fato importante. E quando o fez, até sem querer se tornou escritor – autêntico. E ponha-se autenticidade nisso. Pois traduziu sua indignação. E se elevou pela palavra pública, aberta. E contra as mazelas do presente, escreveu seu libelo. Pois literariamente licenciou-se como um “ditador-escritor-assumido-verdadeiro”! Pois resta salvar a virtuosidade agora revelada por esse escritor (autêntico); até por se confessar ditador circunstâncial (ao pé da letrea) disposto a “ditar” literalmente sua verdade – escrita.

Pois cumpre registrar esse fato inaugural, literário: com verve capaz de descrever a própria psique de Inconfidentes em seu breve auto retrato- tomado pelo instantâneo. Pois vê-se a autoridade pública, superior, ser procurada em busca de apoio para reverter ou inverter motivação policial, tal como registrou em público esse perfeito “Boletim-de-ocorrência-literário“. Pois desta vez foi perfeito o próprio prefeito: quando agora se tornou escritor-descritor.Ao espelhar indignação e a própria verdade a prender a atenção do leitor, brilhou até a última linha!

Por esse motivo a “NOTA OFICIAL À IMPRENSA E À POPULAÇÃO” foi transcrita na íntegra como peça literária. Ver na coluna à direita desse Blog sob o título “INCONFIDENTES: PESSOAS, HISTÓRIAS” – link abaixo associado à “Escritores e revelações de Inconfidentes” – Local onde também já constam outros autores e revelações na arte de escrever com vivências marcadas de passagens por Inconfidentes em épocas diversas. (Leia a Nota Oficial na íntegra em http://escritoreseminconfidentes.blogspot.com/)

This entry was posted in Inconfidentes; Briga de rua; Evento policial; Prefeito agredido; Nota oficial. Bookmark the permalink.

Leave a comment